Você já sabe que cuidar dos dentes e da saúde bucal é essencial. Mas afinal, com que frequência devemos visitar o dentista? Todo mês? A cada seis meses? Uma vez por ano? Ou apenas quando surge algum incômodo?
A verdade é que a frequência ideal depende de alguns fatores, como: idade, hábitos alimentares e histórico da sua saúde bucal. Consultas regulares não servem apenas para tratar problemas, mas para preveni-los. E isso pode fazer toda a diferença para evitar dores, gastos e complicações no futuro.
É bem verdade que os cuidados com nossa boca começam com nossos hábitos do dia a dia. Escovar os dentes após as refeições, usar fio dental diariamente e evitar o exagero de alimentos ricos em açúcar são fundamentais para a manutenção de uma boa saúde bucal. Além disso, atenção à nicotina e ao excesso de bebidas como refrigerantes e café: elas podem desgastar o esmalte dos dentes, favorecendo o aparecimento de cáries e manchas.
A importância das consultas regulares
Ir ao dentista não deve ser apenas em casos de emergência, mas também como forma de prevenção. Consultas regulares permitem identificar problemas antes que causem dor ou se tornem graves, como cáries profundas, gengivite ou até doenças periodontais.
Além disso, procedimentos simples, como a limpeza profissional, podem garantir um sorriso saudável por muito mais tempo, evitando tratamentos complexos e mais custosos.
Qual a frequência ideal para visitar um dentista?
A dúvida é comum: afinal, com que frequência devemos ir ao dentista? A recomendação geral é realizar consultas a cada seis meses, pois esse intervalo permite acompanhar a saúde bucal e prevenir problemas antes que evoluam.
No entanto, como falamos acima, a periodicidade pode variar. Pessoas que usam aparelho ortodôntico, têm histórico de cáries, doenças gengivais ou fumam, podem precisar de visitas mais frequentes de acordo com a recomendação do dentista.
E quem tem uma boa higiene bucal, bons hábitos e não possui um histórico de risco?
Nesses casos, é possível espaçar um pouco mais as consultas, porém nunca sem orientação de um profissional. Afinal, cada sorriso tem suas particularidades.
Sinais de alerta que indicam a hora de procurar um dentista
Nem sempre é preciso esperar a consulta de rotina para cuidar da saúde bucal. Alguns sinais merecem atenção imediata. São eles:
- Sangramento frequente na gengiva;
- Mau hálito persistente;
- Dor ao mastigar;
- Sensibilidade nos dentes ao ingerir bebidas frias ou quentes;
- Manchas nos dentes;
- Pequenas feridas na boca que não cicatrizam.
Ignorar esses sintomas pode agravar problemas simples. Ao perceber qualquer um desses sinais, procure um dentista o quanto antes.
Cuide do seu sorriso com quem entende do assunto
Agora que você já sabe a importância das consultas regulares, que tal contar com uma rede credenciada completa e planos que cabem no seu bolso? Com os planos DentPASA e DentPASA Plus, você garante acesso a profissionais qualificados e serviços essenciais para manter sua saúde bucal em dia. E tem mais: estamos com uma promoção especial! Aproveite para conhecer todos os benefícios e condições exclusivas.
Mas corre, porque a promoção só é válida até dia 31 de dezembro!
Familiares de associados ao PASA podem aproveitar três mensalidades grátis de um dos planos odontológicos, DentPASA ou DentPASA Plus, ao contratar um plano médico: Brasil, Capixaba ou Mineiro. Confira todas as vantagens da promoçãoCombo Saúde Total e ofereça agora aos seus parentes um cuidado por inteiro!




