Uma pergunta muito comum que ouvimos por aí é: “Por que devo ir ao dentista com frequência?”. Para muito além da questão estética (que também é importante), a saúde da boca influencia todo o corpo.
Duvida? Continue lendo este texto que você vai se surpreender.
Prevenindo problemas bucais
Os dentes, lábios, gengivas, bochechas e língua são muito vulneráveis à ação de bactérias, vírus e fungos que podem desencadear infecções causadoras de grandes desconfortos.
Algumas doenças da boca podem ser evitadas por meio do acompanhamento preventivo: desde os problemas mais simples como cáries e gengivites (doenças da gengiva) até os mais graves, envolvendo extrações ou tratamentos de canal.
Prevenindo outros problemas de saúde
Quem acha que o dentista é capaz de prevenir somente doenças da boca está muito enganado! Você sabia que a saúde bucal reflete diretamente na qualidade da saúde de todo o corpo.
Começando pela saúde do coração: existem várias bactérias da inflamação da gengiva que são capazes de atacar o coração, provocando endocardite bacteriana, que também aumenta o risco de se ter um AVC.
Outras grandes complicações podem estar relacionadas à mastigação: problemas nesse movimento podem ser responsáveis por dores de ouvido, na face, na cabeça e no pescoço. Também podem comprometer os estágios iniciais da digestão causando azias, refluxos e outros distúrbios gastrointestinais. Eles podem, ainda, provocar o surgimento de bruxismo, artrite e disfunção da articulação temporomandibular.
Prevenir é melhor do que remediar
Ir ao dentista com frequência evita tratamentos mais sérios e de longa duração. A evolução da cárie pode levar ao tratamento do canal do dente (tratamento da raiz) ou mesmo à perda do dente, levando ao implante. Pode haver também acúmulo de placa bacteriana, o que ocasiona aparecimento do tártaro. Esses problemas podem causar dores mais intensas e demandam mais tempo para serem tratados.
Por isso, a limpeza profunda feita por um profissional é muito importante. Na visita ao dentista, ele vai examinar toda a sua boca, verificar se existe algum trabalho mal adaptado ou restauração fraturada.
Ainda que seus hábitos de higiene bucal diários sejam ótimos, muitas vezes a escovação não atinge determinadas regiões mais profundas. Com isso, pode haver acúmulo de restos de alimentos (e então, voltamos ao aparecimento do tártaro).
Precisa marcar uma consulta com dentista?
Busque um dentista ou clínica odontológica na rede credenciada AMS e cuide-se por inteiro!